Lula e Jorginho já não escondem mais a rixa entre eles
Já não há mais nenhum sinal de diplomacia entre o governador de Santa Catarina e o presidente da república. Agora, eles já declaram abertamente o que pensam um do outro e quem quiser que ache ruim. Durante um discurso no Acre, Lula fez menção a Jorginho Mello (PL), referindo-se a ele como inimigo. Já Jorginho, por sua vez, há tempos não tem mais nenhum problema em escancarar nas redes sociais sua opinião sobre Lula e cobrá-lo em nome do Estado.
Mesmo assim, Jorginho continua utilizando as mídias como uma metralhadora contra o presidente e em defesa dos seus. Em seu último vídeo, ele critica a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) de pedir a suspensão dos deputados acusados de tentar obstruir os trabalhos na Casa em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele sai em defesa, especialmente, dos deputados catarinenses que estão na lista de Motta, que são os peelistas Caroline de Toni, Zé Trovão e Julia Zanatta que, inclusive, levou a filha de quatro meses ao plenário. O que não deveria ser problema, já que ela é lactante e levou a filha para seu ambiente de trabalho. Mas teve até “colega” que a denunciou ao conselho tutelar.
Jorginho, em uma de suas falas, questiona onde estaria o perigo de estar com uma filha num plenário de um país democrático.
Se Jorginho está certo ou errado em usar as redes sociais para o “desabafo”, não sabemos, mas que ele está bem lúcido em suas colocações, não há como negar.
E nessa troca de farpas só tem perdedor, porque perde o povo , no final das contas, ninguém ganha nada com isso.
Candidatura lançada
Em coletiva realizada na última semana, em Araranguá, o deputado estadual Zé Milton (PP) anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e confirmou o nome do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, como pré-candidato a deputado estadual.
Durante o encontro com a imprensa e lideranças políticas da AMESC, Zé Milton destacou a necessidade de retomar a representatividade da região Sul em Brasília, perdida nas últimas eleições. A decisão, segundo o parlamentar, foi construída coletivamente após ouvir as lideranças dos 15 municípios da região. Zé Milton também apresentou uma agenda com foco em desenvolvimento regional, inovação, fortalecimento do agronegócio, saúde e educação.
FECAM
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) recebeu, na última semana, a visita do prefeito de Florianópolis e presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Topázio Neto. O propósito do encontro foi discutir as pautas locais. O presidente da entidade, Helon Rebelatto, e o diretor de ferrovias, Lenoir Broch, foram os anfitriões da reunião e apresentaram os principais gargalos de infraestrutura que afetam o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. Entre os pontos abordados, estiveram a duplicação de rodovias, o abastecimento de água, o funcionamento do aeroporto local e a necessidade de investimentos na malha ferroviária.
SC Rural
O Projeto SC Rural 2 entra na última fase para iniciar a implantação. A proposta foi enviada ao Senado, para que seja autorizada a contratação da operação de crédito externo, entre o Governo do Estado de Santa Catarina e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD. O objetivo é obter o financiamento de US$120 milhões com o Banco Mundial, tendo a contrapartida de US$ 30 milhões do Governo do Estado.
O propósito do SC Rural 2 é de promover aumento de renda, competitividade e enfrentamento aos eventos extremos, por meio da inovação tecnológica e na prestação dos serviços públicos.
Direito Civil
A OAB/SC realiza, de quarta, 13, a sexta-feira, 15, o IV Congresso Brasileiro de Processo Civil, um dos maiores eventos do universo jurídico, no CentroSul, em Florianópolis. O encontro já conta com 2.600 inscritos e promove o debate sobre os principais desafios do Direito Processual, celebra os 10 anos do novo Código de Processo Civil (CPC), oferece capacitação jurídica de qualidade e reforça o protagonismo da advocacia catarinense no cenário nacional. É realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).
Serão 240 palestrantes e mais de 80 painéis em nove espaços simultâneos, reunindo os principais juristas brasileiros.
Turismo em debate
O painel do Encontro de Ideias da ADVB/SC, que será realizado no dia 15 de agosto, às 9h30, no Auditório Egon Freitag (FIESC), em Florianópolis, ganha ainda mais força com a participação de Fernando Marcondes de Mattos, empresário visionário e referência nacional no turismo sustentável. Fundador do premiado Costão do Santinho Resort, Marcondes tem uma trajetória marcada pela inovação, preservação ambiental e valorização da cultura local. Sua experiência como gestor público e empreendedor de projetos turísticos de alto padrão, como o futuro Costão Estaleirinho, em Balneário Camboriú, promete enriquecer o debate com uma visão estratégica sobre as potencialidades do setor e o protagonismo de Santa Catarina na integração turística com países vizinhos.