Empresa abandona obra da Casan na Rua Sete de Setembro, no Centro de Biguaçu

Interrupção do serviço acende alerta e gera prejuízos à comunidade e à Prefeitura

Foto: A rua Sete de Setembro, no Centro de Biguaçu, está com obras paralisadas após abandono da rede coletora de esgoto e ainda sem previsão de conclusão, impedindo a pavimentação municipal da via.

Biguaçu (SC) – A CASAN informou que a empresa contratada para executar a rede coletora de esgoto na Rua Sete de Setembro, no Centro de Biguaçu, abandonou a obra sem justificativa. Diante da paralisação abrupta, a companhia já iniciou medidas técnicas e jurídicas para aplicação de penalidades previstas em contrato e busca urgente uma nova empreiteira para dar continuidade aos serviços e possibilitar a pavimentação pela Prefeitura municipal  .

 

Segundo comunicado oficial divulgado em 5 de agosto de 2025, os transtornos decorrentes da interrupção prolongada das obras têm gerado reclamações de moradores sobre poeira, lama e acesso dificultado à via. Embora já existissem R$ 8,4 milhões destinados a intervenções urbanísticas na região, o andamento dos trabalhos na Rua Sete de Setembro está diretamente condicionado à conclusão da rede de esgoto  .

 

A CASAN esclareceu que as redes de água na via já foram assentadas, mas que a rede de esgoto estava em execução e deveria ser concluída até o fim de agosto de 2025, conforme cronograma alterado em virtude da complexidade técnica para rebaixamento do lençol freático em região com influência da maré  . Contudo, o abandono da obra interrompeu esse avanço.

 

Paralelamente, os vereadores de Biguaçu discutiram o tema em reunião na Câmara Municipal realizada em fevereiro de 2025, quando representantes da Casan afirmaram que a retomada da obra estava prevista para o dia 10 de março, com prazo estimado de conclusão de até 120 dias, podendo ser reduzido a aproximadamente 90 dias. A justificativa oficial incluía dificuldades técnicas na implantação de poço de visita devido à proximidade do mar  .

 

Ainda conforme a Prefeitura, a licitação para pavimentar a Rua Sete de Setembro está prevista para 19 de março de 2025. A pavimentação deverá iniciar pelo trecho onde a obra da Casan já estiver concluída, com prazo de execução de até 12 meses após homologação do certame  .

 

WhatsApp