Coluna do Dino Montez (27-08-2025)

Notas atualizadas de Dino Montez

Foto: Secretária de Administração, Cynthia D Vanenko (Foto Divulgação)

                      BENEFÍCIOS E DOS BONS EM BRASILIA

Muito se fala em corte de gastos, alinhamento orçamentário, controlar despesas etc e tal. Até aí, tudo bem, tem que maneirar os gastos. Mas, vem aquele velho ditado: no meu não mexe não. Me refiro aos apartamentos funcionais em Brasília, imóveis federais da Câmara, ocupados ou não. São 447 imóveis em Brasília, mas a nossa “ casa da lei federal” ainda gasta fortuna com auxílio-moradia. Qual motivo? Há, ainda tem disponíveis aos “nobres deputados”, ocupantes de cargos ou não, outros 104 parlamentares recebendo o auxílio-moradia. Com o valor mensal do auxílio em R$ 4.253, a quantia total do mês chega a R$ 442,31 mil. Quem paga? Você, meu caro leitor. “ Benesses do poder”, dentro da lei, é claro.

                         AREGENTINOS VÃO VIR EM PESO PARA A TEMPORADA EM FLORIPA

Conversando com essa semana, papo superdescontraído, com o secretário da pasta turística da capital, o boa praça Juliano Pires, informando ao colunista que Floripa se prepara para receber o dobro de turistas da Argentina para a temporada de verão de dezembro até fevereiro e março do ano que vem. Trade turístico comemora, com razão. Toda infraestrutura para receber “os Hermanos” e outros milhares de turistas, cerca de 7 milhões que deverão vir ao estado, há uma mobilização de toda estrutura adequada e preparada para isso. Juliano, em bom tom, enfatiza que os Hermanos virão em peso, cerca de um milhão ou mais para visitar nosso estado e muitos ficando na capital catarinense. “ Felices, vacaciones, Hermanos”.

                                        MORTE DO CASAL EM SÃO JOSÉ: LAUDO PENDENTE

Calma, estou me referindo ao tal casal, um policial militar e a companheira, encontrados mortos num banheiro em um motel em São José, cuja resposta das autoridades se trata de “ morte acidental”. Sério isso? Essa a resposta repassada depois de exames e laudos divulgados após o casal passar pelo IML da capital. Se passaram cerca de duas semanas e a resposta é a mesma: “ não há conclusão exata do que aconteceu nos laudos divulgados”, afirma a Polícia Técnica. Ou seja, para os menos entendidos no assunto, ainda sem resposta, a causa da morte ainda é inconclusiva. Estranho, né?

                            CONFORTO NO TRANSPORTE PÚBLICO

Pois é, tanto se reclama das condições do transporte público em nossa região com ônibus quebrados, velhos, malcuidados e uma série de irregularidades que afastam pessoas de utilizarem esse tipo de transporte diariamente. Mais a boa notícia, pelo menos na capital, é que no mês de outubro, segundo Rafael Hanne, da Infraestrutura, a capital vai receber novos ônibus com a suspensão completa a ar, caixa automática de 8 velocidades, poltronas estofadas e tomadas USB. Que bom, assim melhora a qualidade do transporte. E na região? Vai melhorar?

 

                              MELHORIAS NO MERCADO PÚBLICO

Problemas relacionados em alguns boxes do Mercado Público Municipal, ainda não ocupados, estão sendo analisados e estudados pela competente Secretária de Administração, Cynthia D Vanenko. Desde que foi convidada por Topázio para integrar seu time, tem demonstrado competência na função e procurado resolver outras questões de sua pasta. Acertou Topázio em trazer para seu time essa advogada e administradora. Coluna está acompanhando suas atividades na nova função e o que for melhor para a cidade. Sucesso!


WhatsApp