Palhoça: Confira a retrospectiva anual do município

Coletânea das principais matérias do seu município ao longo do ano de 2024.

(Foto: Divulgação)

Janeiro

 

Programa “melhor idade com visão” realiza nova entrega de óculos

 

A importância da saúde visual não se restringe apenas à capacidade de realizar tarefas cotidianas como ler um livro, andar de bicicleta ou dirigir. Ela está diretamente relacionada à qualidade de vida, já que enxergar bem se torna um requisito fundamental para exercer a independência em todas as suas formas.

 

No município de Palhoça, por meio do programa "Melhor Idade com Visão", os idosos recebem um tratamento integral voltado à saúde visual. E esse tratamento prevê o processo de triagem, consultas médicas oftalmológicas, realização de exames para identificar as necessidades e a confecção dos óculos personalizados para cada caso.

 

Nesta segunda-feira (22) a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde realizou uma nova entrega beneficiando idosos residentes em diversos bairros do município. Ao todo foram entregues 88 óculos conforme a prescrição médica.

 

De acordo com o prefeito Eduardo Freccia “os programas de saúde desenvolvidos em Palhoça não têm como objetivo apenas a entrega de óculos. A proposta é fornecer uma saúde visual integral, ou seja, que atenda a todas as necessidades dos pacientes. Tenho certeza que os idosos que estão recebendo seus óculos hoje terão uma melhora significativa na sua qualidade de vida”.

Fevereiro

 

Crescimento no estoque de empregos eleva município a posição de destaque em SC

 

Palhoça é o quarto município com maior variação positiva no estoque de empregos formais em Santa Catarina entre 2022 e 2023. Os cálculos foram levantados pela Associação Empresarial de Palhoça (Acip), com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.



 

“A matemática nos apresenta uma demonstração inquestionável de que nossos programas de fomento de geração de emprego e renda têm contribuído para atrair investimentos e para manter em franco crescimento o nosso estoque de vagas formais de trabalho. Isso mostra que estamos na direção certa, atuando com celeridade e dinamismo dentro do serviço público, e o mercado reconhece isso”, comenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.



 

O resultado geral de Palhoça alcançou uma variação positiva de 6,09% no estoque, fechando 2023 com 53.263 empregos formais registrados – em 2022, o município fechou o ano com 50.206 posições preenchidas com carteira assinada.



 

No cálculo entre números absolutos de contratações e demissões, Palhoça apresentou, em 2023, um saldo positivo de 3.057 novos empregos, com 40.753 admissões e 37.696 desligamentos.



 

Segundo a análise da Acip, o setor de serviços foi o que mais contribuiu para este resultado, com 11,1% das vagas, seguido pelos setores da construção civil (6,55%) e do comércio (3,01%). 



 

Com esse resultado, Palhoça aparece no “top5” catarinense, na companhia de quatro cidades localizadas nas proximidades do Porto de Itajaí, um importante centro de escoamento de produção – o que faz com que a região se torne atraente para investimentos: Navegantes (variação de 9,65%), Itapema (6,91%), Camboriú (6,47%) e Itajaí (5,97%).



 

Os principais vizinhos da Grande Florianópolis aparecem na 10ª posição, com São José (2,51% de crescimento no estoque), e na 14ª posição, com Florianópolis (1,83%).



 

“Nossos projetos de fomento à geração de emprego, como o Qualifica Palhoça e o Emprega Palhoça, que fazem parte do programa Palhoça Mais Oportunidades, têm se mostrado ferramentas eficazes para ajudar a promover o casamento entre as necessidades do mercado e a disponibilidade de mão de obra, e isso tem feito a diferença”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.



 

Para o presidente da Acip, Rodrigo Rocha, este é um resultado especialmente importante, porque traduz em dados consolidados o processo de crescimento pelo qual Palhoça vem passando nos últimos anos. “A geração de vagas de trabalho é a base do desenvolvimento. O que tem por trás de cada vaga são empreendedores investindo na cidade e famílias integradas ao contexto do consumo, movimentando com consistência a economia da região. A Acip acompanha de perto a evolução deste processo e trabalha para integrar os empreendedores locais, gerando novas oportunidades de negócios e tornando o ambiente empresarial cada vez mais próspero”, afirmou.

Março

 

Banda Maskavo é atração confirmada no encerramento do Verão Palhoça 2024

 

A temporada de verão 2023/2024 foi histórica em Palhoça. Com a presença constante do sol, o período foi excelente para quem aproveitou as praias do município. Visitantes e moradores da cidade tiveram a oportunidade de viver dias de alegria e descontração à beira mar em uma das regiões mais bonitas do litoral catarinense.

 

As diversas ações realizadas pela administração municipal durante os meses anteriores à temporada tiveram um impacto importante em áreas como a mobilidade urbana e o lazer. Obras como a inauguração da nova Praça da Pinheira permitiram a criação de espaços de socialização e ampliaram o número de visitantes.

 

Para encerrar a temporada com chave de ouro, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo elaborou uma programação imperdível que acontece no próximo sábado (09) na Guarda do Embaú. O encerramento do verão contará com a apresentação de Zabeba e Amigos (15h), os embalos dançantes de Nathan Malagoli (16h30) e o show da Banda Maskavo (18h) que vai colocar o público para dançar com seus maiores clássicos e novas composições.

 

“O verão foi realmente fantástico em Palhoça. Moradores, turistas e empreendedores viveram bons momentos. Tenho certeza que a programação de encerramento que acontece no dia nove de março irá tornar inesquecível essa temporada. Esperamos todos na Guarda do Embaú!”, ressalta a secretária de Turismo, Mara Prim.

Abril

 

Município completa 130 anos cada vez mais iluminada, com tecnologia LED em todas as luminárias públicas

 

Palhoça (SC) completa 130 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 24 de abril, e um dos motivos para comemoração é que está cada vez mais iluminada. O antigo tom amarelado deu espaço à luz branca das luminárias LED pelas ruas da cidade, conferindo um ar de modernidade, além de oferecer mais segurança e bem-estar social. E a Quantum Engenharia participa ativamente desta conquista, estando presente no município desde 2015, quando passou a atuar na modernização e manutenção do parque de iluminação pública palhocense. E segue o trabalho compondo a QLUZ, concessionária vencedora do edital de Parceria Público-Privada (PPP), em 2020, com melhor proposta técnica e econômica. 

 

Com o trabalho realizado nesses 9 anos junto à Prefeitura, 100% dos mais de 29 mil pontos de iluminação atuais estão modernizados, deixando as luminárias com lâmpada de vapor metálico e vapor de sódio no passado. O processo de instalação das luminárias LED foi finalizado em outubro de 2021, gerando embelezamento e conferindo um ar de modernidade, com sustentabilidade e economia ao município.

 

Agora, as equipes do QLUZ trabalham na manutenção e na ampliação da rede de iluminação pública de Palhoça, com 24 obras em andamento e com previsão de finalização até julho de 2024. O diretor-presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho, explica que trabalhar com iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica.

 

“A adoção de tecnologias como LED prepara essas localidades para o futuro. E Palhoça está no rol dos municípios pioneiros em adotar PPP para iluminação pública no Brasil, sendo um grande exemplo para todas as cidades que trabalham para entrar no grupo das smart cities (cidades inteligentes)”, destaca Gilberto. Além de iluminar a cidade, o QLUZ também gera emprego e renda direta e indiretamente aos palhocenses, ao manter 14 colaboradores alocados na unidade instalada na Avenida Thiago Antunes Teixeira, no bairro Bela Vista.  



 

Eficiência com economia e segurança



 

As luminárias com tecnologia LED emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite. Além disso, consomem 60% menos energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais, suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos, e são ecologicamente responsáveis, tendo 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. Também são livres de elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida.

 

Conforme explica a engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, que atua como analista ambiental na Quantum Engenharia, muito além do que a tecnologia e as soluções de engenharia elétrica praticadas está a preocupação e a importância de conduzir suas atividades priorizando a sustentabilidade e os desdobramentos quanto ao meio ambiente, ao aspecto social e a transparência em seus negócios, caracterizando amplamente a adoção dos princípios ESG.



 

Controle remoto do parque de iluminação



 

Além de promover a substituição de 100% das luminárias convencionais existentes por tecnologia LED, a concessionária QLUZ também implantou um Sistema de Telegestão em todas as luminárias modernizadas, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque.

 

Tudo é monitorado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), onde são gerenciadas todas as demandas do sistema de iluminação pública através de um software de Sistema Central de Gerenciamento desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça. Isso é possível por que o CCO conta com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e “Video Wall” para acompanhamento do funcionamento de todos os pontos de iluminação.

 

E o futuro seguirá muito bem iluminado em Palhoça, pois a PPP prevê que, em 15 anos, a tecnologia será renovada, evitando que fique obsoleto. Dessa forma, ao fim do contrato de 25 anos da PPP, a gestão da iluminação pública voltará integralmente ao município de Palhoça, que então contará com um sistema composto por equipamentos novos, modernos e com menor consumo de energia, gerando economia do dinheiro público.



 

Além de luz, ações sociais e ambientais



 

Mais do que segurança e embelezamento da cidade, os palhocenses também ganham com o engajamento da Quantum Engenharia na comunidade, uma prática constante em todas as cidades onde presta seus serviços. Por exemplo, anualmente, a empresa participa de campanhas do agasalho, faz doações sistemáticas para entidades assistenciais, incentiva doações de ração que são destinadas a ONGs que cuidam de animais abandonados, e patrocina o projeto “Eleve Sua Energia”, que leva música popular brasileira e erudita para as ruas e praças de Palhoça.

 

Inclusive, a próxima edição do “Eleve Sua Energia” será no dia 29/04, seguindo o roteiro: Av. Atílio Pedro Pagani (prefeitura) - Pagani, Passeio Pedra Branca - Pedra Branca, Rua Afonso Pena - Frei Damião (Brejaru) - Praça, Av. Elza Lucchi - Ponte do Imaruim, Av. Aniceto Zacchi - Ponte do Imaruim, Praça 7 de Setembro - Centro, Parque da Barra do Aririú - Rua Nossa Senhora dos Navegantes - Barra do Aririú. 

 

Ainda, em 2022, a Quantum incentivou o programa Selo Social em Palhoça, promovido pelo Instituto de mesmo nome, que reconhece instituições de impacto social, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma ação diretamente relacionada às iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance) que a Quantum Engenharia vem implementando em suas operações, e que são aliadas na tomada de decisões social e ambientalmente responsáveis e moralmente corretas, que vêm crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios. Com isso, a Quantum já participou da elaboração de pelo menos 7 projetos, 26 impactos sociais e 850 atendimentos em Palhoça. 

 

Outra ação importante é de cunho ambiental, ao manter projetos de sustentabilidade, como a Central de Resíduos junto à Matriz da Quantum, em São José (SC), para onde são levados os resíduos sólidos gerados em Palhoça. Lá, seguindo protocolos legais de gestão, esse material recebe a destinação correta, evitando impacto ambiental negativo.

Maio

 

Cooperativa celebra o Dia da Saúde com ações em comunidade no município

 

Ações de cuidado da saúde e do bem-estar fora realizadas no último sábado (27/4) pela Unimed Grande Florianópolis no Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (Cadi), em Palhoça. A celebração da data, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, em 7/4, reforçou o compromisso da cooperativa médica em cuidar das pessoas.

 

Cerca de 40 famílias participaram da programação, que ofereceu aferição de pressão, aulas de dança, distribuição de brindes, mesa de frutas e recreação infantil. As palestras sobre higiene das mãos e reaproveitamento de alimentos estiveram entre as atividades que mais chamaram a atenção do público.



 

"As crianças e famílias adoraram as aulas e as palestras. O evento auxiliou a comunidade a colocar em prática cuidados com a higiene e com o aproveitamento de alimentos, ajudando a adotar medidas para viver melhor", afirmou Raquel, do Administrativo da Cadi Palhoça.



 

A realização de ações nas comunidades da região tem sido recorrente pela Unimed Grande Florianópolis. As iniciativas dos últimos anos incluem a coleta de alimentos para doação à Central Única das Favelas (Cufa), plantio de árvores, apoio a iniciativas de educação, entre outras. Em 2020, a cooperativa médica fez a doação de mais de 500 mil máscaras durante o estágio mais crítico da Covid-19 e também doou insumos para a vacinação, na época.

Junho

 

Patinação artística do município conquista três ouros no Catarinense

 

A equipe de patinação artística de Palhoça conquistou três medalhas de ouro no Campeonato Catarinense de Patinação Artística, realizado entre os dias 4 e 9 de junho, em Barra Velha. A patinação artística é uma das modalidades abrigadas pelo programa Palhoça Esportiva, mantido pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC).



 

A competição contou com a participação de mais de 450 atletas, representando 28 cidades de Santa Catarina. “O trabalho desenvolvido na nossa patinação artística é de excelência”, elogia o presidente da FMEC, Jeferson Ramos Batista.



 

Palhoça foi representada por três atletas: Ana Alice de Medeiros Ávila, João Antônio Ruschel da Silva e Luísa Motta. Os três atletas são provenientes das escolinhas do projeto “Arte & Saúde Sobre Rodas”, comandado pelos treinadores Bira Branquinho e Maurício Nascimento.



 

Ana Alice, de 12 anos, foi medalha de ouro “Solo Dance”. Ela também participou das categorias “Free Dance” e “Livre”, na qual obteve o quinto lugar.



 

Luísa, de 16 anos, também conquistou o ouro na “Solo Dance”, e ficou em quarto lugar na modalidade “Livre”.



 

Já João Antônio, de 12 anos, foi ouro na categoria “Livre” e ficou em 9º lugar na sua estreia na “Solo Dance”, onde competiu com 18 atletas.



 

A boa participação no Campeonato Catarinense, organizado pela Federação Catarinense de Patinação Artística, deixa os atletas ainda mais empolgados para o próximo compromisso da equipe, o Troféu Brasil 2024, que será realizado em São José dos Pinhais (PR), entre os dias 29 de julho e 10 de agosto.

Julho

 

PL terá Eduardo Freccia como candidato à prefeitura

 

O PL confirmou na última semana, durante sua convenção partidária, o nome de Eduardo Freccia como candidato da sigla à Prefeitura de Palhoça, porém, o nome do vice ainda não está definido. O partido deverá enviar os nomes do candidato e vice à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Na cerimônia, realizada no Firenze Centro de Eventos, também foram confirmados os nomes dos partidos que irão compor a coligação, que serão Avante, MDB, Podemos, Progressistas, PSDB e Republicanos.

Agosto

 

Caminhada de Eduardo Freccia (PL) reúne 3 mil pessoas, aponta organização

 

Durante a manhã do último sábado (24), o prefeito de Palhoça e candidato à reeleição Eduardo Freccia reuniu apoiadores em uma caminhada para conversar com moradores dos bairros São Sebastião, Caminho Novo e Passa Vinte.

 

O evento, denominado “Arrancada 22”, contou, de acordo com a organização da campanha, com a presença de mais de 3 mil apoiadores e importantes lideranças políticas, como a deputada federal Carol De Toni (PL), o deputado estadual Camilo Martins (Podemos) e o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos).

 

Freccia aproveitou a oportunidade para reforçar suas principais propostas e ouvir as demandas da população, com intuito de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar de Palhoça. Em seus discursos, destacou a importância da participação popular e o diálogo com a comunidade para a construção de uma cidade melhor.

 

A caminhada terminou no campo do Grecea, local previsto pela organização. Nem a chuva, que iniciou no trecho final do trajeto estipulado pela equipe, foi suficiente para diminuir o ímpeto dos apoiadores da campanha de Eduardo Freccia.

Setembro

 

Jair Bolsonaro reforça apoio a Eduardo Freccia em visita ao município

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro, o município de Palhoça viveu um dia histórico. A visita do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ao município motivou a reunião de um grande número de apoiadores em um posto de combustíveis à margem da BR-101, em Palhoça.

 

Nem mesmo a chuva e a instabilidade do tempo afetou o ânimo dos apoiadores que vestindo camisetas verde e amarelo ou enrolados na bandeira do Brasil aguardaram a chegada do ex-presidente. Perto das 12h, Bolsonaro chegou ao posto de gasolina, na região do Pontal, para conversar com a população palhocense e, principalmente, reforçar seu apoio à reeleição do prefeito Eduardo Freccia.

 

Bolsonaro, que cumpre uma longa agenda política nesta sexta-feira em várias cidades catarinenses, esteve em Palhoça na companhia do governador Jorginho Mello, que ressaltou que “Palhoça é uma das principais cidades do estado de Santa Catarina e com o apoio do presidente Bolsonaro vamos reeleger o prefeito Eduardo Freccia para o trabalho continuar”.

 

Em seu discurso, Bolsonaro fez duras críticas ao governo federal, destacando que após a sua gestão, o Brasil vive um momento bastante delicado com alta de impostos e falta de assistência para a população. O ex-presidente confirmou seu apoio à reeleição do prefeito de Palhoça e afirmou que “se Deus quiser vamos até a vitória com o nosso prefeito Eduardo Freccia”. Bolsonaro ainda fez uma brincadeira com o sobrenome do prefeito, que lembra a palavra flecha, e afirmou que Eduardo “deu uma flechada em tudo que é ruim no município de Palhoça”.

 

O prefeito Eduardo Freccia, anfitrião do encontro, agradeceu a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador do Estado Jorginho Mello e de todos os apoiadores e afirmou que “hoje é um dia histórico para Palhoça. Todos que estão aqui buscam um país melhor e uma Palhoça cada vez melhor”.

Outubro 

 

 Eduardo Freccia reúne multidão em caminhada no município

 

Candidato a reeleição pelo PL, Eduardo Freccia reuniu mais de 5 mil pessoas em uma caminhada durante a manhã deste sábado (28), pelas ruas do centro de Palhoça. Eduardo teve a companhia do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além do deputado estadual, Camilo Martins, e lideranças regionais guiadas pela locução do notório apresentador César Paraná.

 

“Foi um momento histórico e que vai ficar marcado na cidade. Reunimos o maior número de pessoas para uma caminhada, que demandou muita organização e, principalmente, muito empenho dos envolvidos” ressaltou Eduardo Freccia.

 

A afirmação da organização do evento tornou-se pública ainda sobre o trio elétrico que encabeçava o percurso que ocupou totalmente a Avenida Elza Lucchi. “Estamos agora na maior caminhada que Palhoca já viu, com mais de 5 mil pessoas. No dia 6 de outubro nós teremos outro compromisso que marcará mais um momento histórico da cidade”, afirmou o deputado Camilo Martins.

Novembro

 

Prefeitura entrega Certidões de Regularização Fundiária para famílias de diversos bairros

 

Na última sexta-feira (01) foi realizada uma nova entrega de Certidões de Regularização Fundiária para famílias residentes em diversos bairros da cidade. O documento foi entregue para moradores dos bairros Bela Vista, Aririu da Formiga, Aririu, Barra do Aririu, Passa Vinte, Rio Grande e Jaqueira.

 

Ao longo dos últimos anos o município de Palhoça se consolidou como uma referência na questão de regularização fundiária no estado de Santa Catarina. Somando os documentos entregues através dos programas Lar Legal e REURB, já foram disponibilizadas mais de 4 mil certidões para os palhocenses.

 

“Os programas de regularização fundiária desenvolvidos em Palhoça unem o interesse dos proprietários em se regularizem e a ação da administração pública em realizar os trabalhos com o máximo de agilidade e rapidez. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária está diariamente de portas abertas e nossos profissionais estão sempre à disposição para tirar dúvidas e dar informações”, ressaltou o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município, Antonio Vidal Pagani.

 

De acordo com o prefeito em exercício Marcos Roberto de Melo, é um “momento realmente muito especial participar da entrega de escrituras públicas para moradores de diversos bairros da cidade. Queria agradecer o empenho de toda a equipe da prefeitura na emissão das certidões e reforçar os cumprimentos a todos que estão recendo o seu documento e, a partir de agora, podem contar também com a comprovação jurídica da propriedade de seus imóveis”.

Dezembro

 

Solicitações de intenção de vaga para o ensino fundamental estão abertas

 

A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Educação informa que as solicitações de intenção de vaga para o ensino fundamental para o ano letivo de 2025 já se encontram abertas no município.

 

Os pais e/ou responsáveis pelo aluno devem fazer o registro da solicitação de forma online através do endereço https://palhoca.educarweb.net.br.

 

Vale lembrar que essa intenção de vaga para o próximo ano letivo refere-se apenas aos alunos novos, ou seja, que ainda não estejam matriculados na rede municipal de ensino. Os estudantes que já estão inseridos na rede, têm sua vaga assegurada para o próximo ciclo educacional.

 

WhatsApp